A PERCEPÇÃO ETNOECOLÓGICA DOS LAGOS CALADO, PARU E MIRITI POR ALUNOS DAS ESCOLAS RURAIS - MANACAPURU- AM.

OLIVEIRA, MASLOVA CARMO DE(1); GALVAO, MANOELLA SOUZA.(2); SILVA, ALEXANDRE SOUZA E(3); BROCKI, ELISABETE.(4)
(1) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. Aluna de Engenharia florestal. mascarol@bol.com.br.
(2) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. Aluna de Engenharia florestal. galvao@argo.com.br.
(3) CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica. alsilva10@ig.com.br . Professor do Curso de Meio Ambiente, M.Sc.
(4) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. Diretora de Pesquisa de Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários brocki.def@utam.br.

 


A II GICA (Gincana Ambiental Dos Lagos Do Paru E Calado), parte do programa ECOVIDA (União Dos Comunitários Do Calado E Paru), teve como tema "Os Elementos da Natureza". A GICA tem papel fundamental na educação ambiental de crianças, jovens e adultos, pois contribui para reflexão dos problemas ambientais nos lagos e desenvolve um olhar mais critico do comportamento perante o ambiente em que vivem. A percepção ambiental pode ser entendida como a representação (oral, gráfica e corporal ) do ambiente, onde o lugar é o veículo de acontecimentos emocionalmente fortes ou percebidos como um símbolo (Tuan, 1980)



Analisar quantitativamente e qualitativamente as expressões escritas nas Cartas Ecológicas.
Realizou-se uma abordagem ética dos materiais confeccionados na 2ª Gincana Ambiental, realizada em 9 de junho de 2001 na Comunidade Rei Davi (lago do Calado) no município de Manacapuru (AM).



A elaboração de uma carta ecológica fez parte das competições, onde alunos de escolas rurais externalizaram sentimentos, conhecimentos, deveres e crenças a respeito da natureza, mostrando suas preocupações com o destino ao qual o ambiente está sendo conduzido e o futuro das gerações.
As palavras mais relevantes encontradas representaram um total de 44,74% demonstradas no gráfico abaixo.


As equipes que mais contribuíram para a diversidade de expressões foram Rio Amazonas e Pantera.

Os impactos negativos do uso dos recursos naturais tem levado jovens estudantes a uma reflexão sobre a problemática ambiental dos lagos. Atividades como a GICA proporcionam um maior entendimento do olhar ambiental dos alunos e dos valores atribuídos a seus ambientes locais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Tuan, Y.T.1980. Topofilia: Um Estudo da Percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo, SP: Difel