A PERCEPÇÃO INDÍGENA SOBRE SAÚDE E DOENÇA NAS EXPERIÊNCIAS DE IMUNIZAÇÃO

BRAGA, Maria Dolores Souza1 & NODA, Sandra do Nascimento2

1 Enfermeira do Campus Universitário do Polo Alto Solimões da Universidade do Amazonas/Membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônicos. nerua@inpa.gov.br.
2 Docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade do Amazonas snoda@inpa.gov.br


CONHECIMENTO DE SAÚDE E DOENÇA NA REPRESENTAÇÃO INDÍGENA


Na concepção indígena geral, a percepção do significado de saúde e doença tem características míticas e simbólicas, relacionadas às interações sociais e sobrenaturais em desequilíbrio, diferente daquela apontada pela medicina ocidental (biomedicina). Por outro lado, o pensamento indígena sobre prevenção de doenças tem relação com o bem-estar do povo e da natureza. Sob este aspecto, este trabalho teve como objetivo o levantamento de experiências com imunização na microrregião do Alto Solimões, no Estado do Amazonas, buscando compreender os valores etnológicos e o comportamento cultural da etnia Tikuna.


ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM


Utilizou-se a metodologia participativa e etnobiológica para levantamento das experiências práticas do cotidiano da saúde indígena. O levantamento desenvolveu-se em duas etapas: 1. pesquisa bibliográfica sobre a relação saúde e cultura do povo Tikuna, no que diz respeito à vacinação e suas representações sócio-culturais;e, 2. contato com a comunidade através de visitas.
Nas visitas foram utilizados materiais de conscientização, característicos das estratégias da medicina preventiva e social. Através de ações dialógicas foram construídos instrumentos educativos e de comunicação social com conteúdo do etnoconhecimento.


A RELAÇÃO DE CONTATO: TRANSIÇÃO NA VISÃO DE SAÚDE E DOENÇA


Na situação de contato com o "mundo dos brancos" através dos processos de trabalho, comercialização, consumo de produtos industrializados, obtenção de informações e serviços, ocorre a passagem de conhecimentos e representações interpretadas e incorporadas no processo de reconstrução cultural. Na visão dos Ticuna, a saúde e a doença, a partir do contato, adquire mecanismos e práticas alopáticas desconhecidas das práticas tradicionais.


COMPORTAMENTO SÓCIO-CULTURAL INDÍGENA E AS DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DA EQUIPE DE SAÚDE/IMUNIZAÇÃO


A visão de mundo indígena é consolidada dentro de sua lógica, tem um ritmo de vida próprio e autônomo. Portanto, a imunização é uma ação integrada à atenção primária de saúde e requer além das técnicas da biomedicina, sensibilização da equipe mas, principalmente o conhecimento sociocultural e do imaginário indígena. Isto porque o contato, principalmente, nos espaços da cidade permite constatar perdas e perceber as possibilidades de liberação simbólica, onde processos e conteúdos são incorporados.


BIBLIOGRAFIA

LANGDON, Esther Jean. Saúde Indígena a lógica do Processo de tratamento: Saúde em Debate. Janeiro - 1988.
GARNELO, Luiza. Representações sociais e saúde Indígena (texto). Julho - 1998.
GARNELO, Luiza. Aspecto sócio-culturais de imunização em área Indígena (texto). Julho - 1998.
NODA, Sandra do Nascimento. Na terra como na água: Organização e Conservação de Recursos Naturais terrestres e aquáticos em uma comunidade da Amazônia brasileira (Tese de Doutorado). Cuiabá - MT: Novembro, 2000.