A VISÃO ETNOECOLÓGICA
DE CRIANÇAS DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS DOS LAGOS DO CALADO
E PARU NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU (AM) ATRAVÉS DA REPRODUÇÃO
DOS ELEMENTOS DA NATUREZA
GALVÃO, MANOELLA SOUZA(1); SILVA, ALEXANDRE
SOUZA E(2); OLIVEIRA, MASLOVA CARMO DE(3);
BROCKI, ELISABETE(4).
ETNOECOLOGIA NA ESCOLA
O Projeto ECOVIDA - União dos Comunitários dos lados
do Calado e Paru tem se destacado na luta pelas causas ambientais, realizando
eventos de educação ambiental não formal em comunidades
rurais no município de Manacapuru (AM). Realizou-se no mês
de junho de 2001, a 2ª Gincana Ambiental - GICA com o tema "Os
Elementos da Natureza" a qual levou crianças de escolas
comunitárias a uma mobilização sócio-cultural
enfocando temas ambientais. "A relação dos alunos
com a natureza, transforma o ambiente em lugar, no qual é atribuído
valor, sentimentos, um relacionamento de topofilia" (Tuan, 1984).
O estudo dessas interações (etnoecologia) demonstra a
percepção dos alunos com relação ao meio
ambiente.
MAPAS COGNITIVOS DE CRIANÇAS
O processo de educação ambiental está sendo realizado
nas comunidades dos Lagos do Calado e Paru (60º32'W; 3º17'S),
abrangendo 9 comunidades e 9 escolas rurais. Na 2ª GICA, realizada
na comunidade Rei Davi, localizada no lago do Calado, os alunos das
escolas externalizaram na forma de desenhos (cartazes), seus sentimentos,
conhecimentos e crenças. O estudo das expressões culturais
através da abordagem ética, demonstra a percepção
dos alunos com relação ao meio ambiente.
Os símbolos empregados para representar o meio ambiente local
foram variados, portanto agrupou-se os mesmos em função
de pontos comuns.
Visando quantificar as representações dos elementos naturais
observados, efetuou-se a contagem numérica, seguido da analise
porcentual por equipe, bem como a representatividade e o número
de repetições dos símbolos empregados.
FIG 1: Equipe Terra
|
FIG 2: Equipe Arara
|
FIG 3: Equipe Iracema
|
EQUIPES E SÍMBOLOS DA NATUREZA
As equipes analisadas foram: Tucano, Bem-te-vi, Lua, Arara, Iracema,
Japiim, destacando-se Terra (29%) e Papagaio (26,9%) com os maiores
valores absolutos analisados no que se refere a representatividade dos
elementos naturais observados (gráfico 1).
Os elementos naturais de destaque em termos porcentuais em ordem decrescente
foram: árvore, lago, nuvem, pássaros, sol, onça
e peixe conforme gráfico 2.
Sobre o ponto de vista absoluto os elementos lago, nuvem, pássaros,
sol e árvore apresentaram valor igual a 4,30% (gráfico
1).
A figura de um grande predador (onça) apresentou conjuntamente
com o peixe (base alimentar) o menor valor calculado de 3,23 %.
As árvores (7,53%) foram os elementos mais significativos que
podem expressar o grau de ocupação nas regiões
dos lagos.
NATUREZA HARMÔNICA
o As equipes retrataram ambientes naturais sem a intervenção
antrópica;
o O meio ambiente dos alunos é composto de um conjunto de elementos
naturais que se correlacionam;
o Os elementos naturais que não pertencem às suas realidades
locais foram: baleia, esquilo, lagosta, pinheiro e tubarão;
o Os nomes atribuídos para as equipes representam: lenda (Iracema);
pássaros (Tucano, Bem-te-vi, Arara, Japiim, Papagaio); planeta
(Terra) e satélite (Lua);
o A abordagem ética contribuirá para melhor planejar e
executar os trabalhos de educação ambiental junto às
crianças que se encontram na fase escolar em comunidades rurais;
o A defesa da natureza é também uma questão ética,
onde o homem deve exercer o seu papel de protetor e conservador.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Tuan, Y. F. 1984. Topofilia: um estudo da percepção,
atitudes e valores do meio ambiente. DIFEC. São Paulo. 288p.
(1) UTAM - Instituto
de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Aluna
de Engenharia florestal (manugalvao@ig.com.br)
(2) CEFET - Centro
Federal de Educação Tecnológica. 69.020-120. Manaus,
AM. Professor do Curso de Meio Ambiente, M.Sc. (alsilva10@ig.com.br)
(3) UTAM - Instituto
de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Aluna
de Engenharia florestal. (mascarol@bol.com.br)
(4) UTAM - Instituto
de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Diretora
de Pesquisa de Pós-Graduação, Extensão e
Assuntos Comunitários (brocki.def@utam.br)
|