A VISÃO ETNOECOLÓGICA DE CRIANÇAS DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS DOS LAGOS DO CALADO E PARU NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU (AM) ATRAVÉS DA REPRODUÇÃO DOS ELEMENTOS DA NATUREZA
GALVÃO, MANOELLA SOUZA(1); SILVA, ALEXANDRE SOUZA E(2); OLIVEIRA, MASLOVA CARMO DE(3); BROCKI, ELISABETE(4).


ETNOECOLOGIA NA ESCOLA

O Projeto ECOVIDA - União dos Comunitários dos lados do Calado e Paru tem se destacado na luta pelas causas ambientais, realizando eventos de educação ambiental não formal em comunidades rurais no município de Manacapuru (AM). Realizou-se no mês de junho de 2001, a 2ª Gincana Ambiental - GICA com o tema "Os Elementos da Natureza" a qual levou crianças de escolas comunitárias a uma mobilização sócio-cultural enfocando temas ambientais. "A relação dos alunos com a natureza, transforma o ambiente em lugar, no qual é atribuído valor, sentimentos, um relacionamento de topofilia" (Tuan, 1984). O estudo dessas interações (etnoecologia) demonstra a percepção dos alunos com relação ao meio ambiente.


MAPAS COGNITIVOS DE CRIANÇAS

O processo de educação ambiental está sendo realizado nas comunidades dos Lagos do Calado e Paru (60º32'W; 3º17'S), abrangendo 9 comunidades e 9 escolas rurais. Na 2ª GICA, realizada na comunidade Rei Davi, localizada no lago do Calado, os alunos das escolas externalizaram na forma de desenhos (cartazes), seus sentimentos, conhecimentos e crenças. O estudo das expressões culturais através da abordagem ética, demonstra a percepção dos alunos com relação ao meio ambiente.
Os símbolos empregados para representar o meio ambiente local foram variados, portanto agrupou-se os mesmos em função de pontos comuns.
Visando quantificar as representações dos elementos naturais observados, efetuou-se a contagem numérica, seguido da analise porcentual por equipe, bem como a representatividade e o número de repetições dos símbolos empregados.

 


FIG 1: Equipe Terra


FIG 2: Equipe Arara

FIG 3: Equipe Iracema


EQUIPES E SÍMBOLOS DA NATUREZA

As equipes analisadas foram: Tucano, Bem-te-vi, Lua, Arara, Iracema, Japiim, destacando-se Terra (29%) e Papagaio (26,9%) com os maiores valores absolutos analisados no que se refere a representatividade dos elementos naturais observados (gráfico 1).
Os elementos naturais de destaque em termos porcentuais em ordem decrescente foram: árvore, lago, nuvem, pássaros, sol, onça e peixe conforme gráfico 2.
Sobre o ponto de vista absoluto os elementos lago, nuvem, pássaros, sol e árvore apresentaram valor igual a 4,30% (gráfico 1).
A figura de um grande predador (onça) apresentou conjuntamente com o peixe (base alimentar) o menor valor calculado de 3,23 %.
As árvores (7,53%) foram os elementos mais significativos que podem expressar o grau de ocupação nas regiões dos lagos.



NATUREZA HARMÔNICA

o As equipes retrataram ambientes naturais sem a intervenção antrópica;
o O meio ambiente dos alunos é composto de um conjunto de elementos naturais que se correlacionam;
o Os elementos naturais que não pertencem às suas realidades locais foram: baleia, esquilo, lagosta, pinheiro e tubarão;
o Os nomes atribuídos para as equipes representam: lenda (Iracema); pássaros (Tucano, Bem-te-vi, Arara, Japiim, Papagaio); planeta (Terra) e satélite (Lua);
o A abordagem ética contribuirá para melhor planejar e executar os trabalhos de educação ambiental junto às crianças que se encontram na fase escolar em comunidades rurais;
o A defesa da natureza é também uma questão ética, onde o homem deve exercer o seu papel de protetor e conservador.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Tuan, Y. F. 1984. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. DIFEC. São Paulo. 288p.


(1) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Aluna de Engenharia florestal (manugalvao@ig.com.br)
(2) CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica. 69.020-120. Manaus, AM. Professor do Curso de Meio Ambiente, M.Sc. (alsilva10@ig.com.br)
(3) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Aluna de Engenharia florestal. (mascarol@bol.com.br)
(4) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Diretora de Pesquisa de Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários (brocki.def@utam.br)