AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE PROCEDÊNCIAS DE "CHICÓRIA" (Eryngium foetidum L.) COM ÊNFASE NAS POPULAÇÕES DO ALTO RIO SOLIMÕES.

ROCHA, Marcelo de Queiroz1 & NODA, Hiroshi2

1 Bolsista CNPq/PIBIC mrocha@inpa.gov.br - Universidade do Amazonas- UA e NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br
2 Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia hnoda@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.nerua@inpa.gov.br


A PLANTA DE CHICÓRIA: O TRADICIONAL NA AMAZÔNIA


A planta regionalmente denominada de "chicória" é uma erva aromática com propriedades fitoterápicas, sendo muito utilizada como hortaliça condimentar. Pertence a família das Apiaceae espécie Eryngium foetidum L. sendo uma hortaliça não-convencional adaptada às condições ambientais da Amazônia e cultivada pela Agricultura Familiar regional. Apresenta folhas glabras, lanceolado-espatuladas ou oblongo-lanceoladas de 5 a 18 cm de comprimento, com 1,5 a 5 cm de largura, serrado-espinescentes, dispostas em roseta formando uma pequena touceira. Na fase reprodutiva, há emissão de uma haste floral, com flores hermafroditas, dispostas em pequenos e densos capítulos sésseis, cilíndricos ou ovóides, longo-pedunculadas, com grande produção de sementes férteis.
Desta forma, o trabalho buscou levantar subsídios conceituais e metodológicos em Etnoconservação de recursos genéticos de "chicória" de Agricultores Familiares.


ABORDAGEM
As estratégias de ação deste estudo foram desenvolvidas em localidades representativas das várzeas do rio Solimões, no município de Benjamin Constant - AM, em áreas das comunidades rurais denominadas Vera Cruz, Nova Aliança, Novo Paraíso e Guanabara II. Para tanto, adotou-se a seguinte metodologia operacional: Leitura e composição dos textos-relatórios, Composição do banco de dados, Abordagem Sistêmica e Estudo de Caso. Na estratégia metodológica utilizou-se como fio condutor a vida cotidiana das comunidades vivenciada através do trabalho. Para tal, fez-se uma distinção epistemológica nos sistemas cognitivos dos sujeitos - o que é observado e o que observa, ou seja, as visões de mundo emic e etic.


PERCEPÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES SOBRE O USO DA CHICÓRIA

Nas interpretações etic de quatro autores o uso da chicória é visto da seguinte forma: 17% Medicinal, 33% Afrodisíaco e 50% Condimentar e Medicinal, sendo para aplicações medicinais, 10% antiespasmódico; 10% calmante; 10% dores de cabeça; 10% emenagogo; 10% estimulante do parto; 10% febrífugo e 40% outros (Graf. 1). Já nas interpretações emic de três agricultores familiares a chicória tem uso 100% Condimentar e Medicinal, sendo para aplicações medicinais, 25% antiespasmódico; 12,5% câimbra; 25% estimulante do parto; 12,5% gripe; 12,5% hepatite e 12,5% pneumonia (Graf. 2).






PERSPECTIVAS DE REVITALIZAÇÃO DO CULTIVO
Os agricultores tradicionais são os que, ainda hoje, cultivam e consomem hortaliças nativas amazônicas. No entanto, com a introdução das hortaliças exóticas e o avanço da agricultura voltada para o mercado, gradualmente, estão caindo em desuso.
Portanto, a cultura dessa hortaliça é de significativa importância econômica e social. Por ser um tempero essencial a inúmeros pratos, e de grande aceitação popular, as quantidades comercializadas são consideráveis, movimentando expressivo volume de recursos financeiros. Constitui valiosa fonte de renda para os pequenos agricultores que se dedicam ao seu cultivo, ajudando a suprir algumas necessidades básicas de suas famílias e gerando condições para permanência do homem no campo.


BIBLIOGRAFIA
CARDOSO, M. O. (coord.) 1997. Hortaliças não-convencionais da Amazônia. Brasília: Embrapa-SPI: Manaus: Embrapa-CPAA, 150p.
GIL, A. C. 1991. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, Atlas, 207p.
POSEY, D. 1996. Os Povos Tradicionais e a Conservação da Biodiversidade. In: PAVAN, C. (Org.). Uma estratégia Latino-Americana para a Amazônia. São Paulo, UNESP, v.1, P. 149-166.
SEVERINO, A. J. 1986. Metodologia do Trabalho Científico. 14ª. ed. São Paulo, SP. Cortez: Autores Associados, 237p.
SILVA FILHO, D. F.; NODA, H.; PAIVA, W. O.; YUYAMA, K.; BUENO, C. R.; MACHADO, F. M. 1997. Hortaliças não convencionais nativas e introduzidas na Amazônia. In: NODA, H.; SOUZA, L. A. G. e FONSECA, O. J. M. (eds.). Duas Décadas de Contribuição do INPA à Pesquisa Agronômica do Trópico Úmido: 19-58.