Caracterização de ocupação e uso no sistema de plantio indígena (Yanomami - Xitei / RR).

Fabiana S. Souza & Victor Py-Daniel.


Resumo:

_______Este trabalho foi realizado durante o ano de 2001 em três períodos distintos de coleta (fev-mar, mai-jun e out-nov), na Área Indígena Yanomami, Pólo Xitei/Xidea. Nesta região o clima é constituído em 8 meses de chuva e 4 meses de seca. A finalidade deste trabalho é caracterizar o tipo de roça Yanomami através da forma de manejo e dos produtos cultivados. Os dados foram coletados por visitas as roças, onde foi observado o estado da plantação, os produtos plantados e coletados, o período de corte, de queima e de plantio. Para a caracterização dos produtos foram utilizadas fotos retiradas de cada espécime. Por meio de entrevistas com Yanomami obtivemos o nome (na língua Yanomami) de cada produto e variedades por eles utilizadas. Foram identificados 13 produtos cada um podendo conter de 1 a 10 variedades. Dentre os produtos encontrados, os principais utilizados na subsistência são a macaxeira (Manihot sculenta), a banana (Musa spp.) e inhame (Discorea alata). A época de queima e plantio são bem caracterizadas ao período da seca e final da seca respectivamente, enquanto o corte pode ser observado ao longo de todo o ano.

Palavras chaves: Yanomami, agricultura indígena, ocupação, recursos indígenais, sistemas de plantio, Roraima.


I. Introdução:

1.1 Quem são os Yanomami?

_______São semi-nômades da Floresta Tropical Úmida. Classificados segundo Ramos, 1990 como "caçadores- coletores e agricultores da Floresta Tropical Úmida. A atividade de coleta e caça dos Yanomami absorve 70% do seus nutrientes essênciais. Esta estratégia adaptativa de forrageamento é o que possibilita um consumo adequado de calorias e proteínas durante todo o ano (Good K., 1995).
_______Possuem geralmente baixa estatura, sendo também considerados por alguns autores como pigmóides (Holmes, 1995).
Vivem em Shaponos, estes são subdivididos em Yanos (cada unidade familiar). Suas comunidades são independentes contendo de 15 á 160 indivíduos (Anderson, 1977).

1.2 Localização e área de uso das aldeias.

"O Ecossistema é o contexto geral onde ocorre a adaptação Humana" (Morán, 1990)

_______Albert & Gomez (1997) descreveram que o espaço da floresta explorado por uma comunidade Yanomami pode ser descrito esquematicamente com base no modelo de uma série de círculos concêntricos ao redor da aldeia. Estes círculos delimitam áreas de uso, de modos e de intensidade distintos (na figura 1 os círculos estão representados sob a forma de elipses):

1- O primeiro, num raio de 5km, circunscreve a área de uso imediato da aldeia: pequena coleta feminina, pesca individual ou no verão, pesca coletiva com timbó, caça ocasional de curta duração (ao amanhecer ou entardecer) e atividades agrícolas.
2- O segundo , num raio de 5 a 10km, é a área de caça individual e de coleta familiar do dia a dia.
3- O terceiro, num raio de 10 a 20km, é área de expedições, envolvendo atividades de caça coletiva com duração de uma a duas semanas, que precedem aos ritos de cremação funerária e os grandes encontros cerimoniais intercomunitários. Nestas áreas também ocorrem as longas expedições plurifamiliares para coleta e caça com duração de 3 a 6 semanas (durante a fase de maturação de novas plantações). Estas expedições tem geralmente por alvo áreas onde se encontram agrupamentos de apreciadas árvores frutíferas ou áreas selecionadas por sua riqueza de caça. Encontram-se também nesta "terceira elipse" tanto as roças novas quanto as antigas, junto às quais acampam esporadicamente para cultivar ou colher, cujo nos arredores a caça abundante.


II. Área de Estudo:
_______A Área Indígena Yanomami encontra-se atualmente dividida em pólos, onde se localizam agentes de saúde, missionários, e fiscais da FUNAI. A área de estudo compreende o Pólo sanitário de Xitei/Xidea com o total de 22 comunidades/aldeias Yanomami.
_______Este estudo será realizado na região da Serra do Parima1, município de Alto Alegre, Roraima, Brasil. Dentro da Área Indígena Yanomami, na aldeia de Watatas (02º 36'29"N / 63º52'18"O), figura 6. A comunidade possuí 7 shaponos e 151 habitantes conforme o último senso realizado pela ONG Urihi em 2000.

III. Objetivo do Presente trabalho:

_______O objetivo deste trabalho é caracterizar e mapear as roças dos Yanomami de Watatas acompanhando suas modificações ao longo do ano, afim de se conhecer os produtos plantados pelos mesmos, o período de plantio e caracterizar as formas de manejo utilizadas.

IV. Materiais e Métodos :

_______Os métodos se dividiram em duas etapas, a primeira consistiu em uma coletra de dados brutos, ou seja, visitas em 3 épocas diferentes do ano visando caracterizar:
1) os produtos plantados e coletados por período
2) estado da plantação = P0, produtividade zero; Pi, produtividade inicial; Pa, produtividade ativa; Pv, produtividade velha.
3) Épocas de corte e queima das roças

_______A segunda parte consistiu em entrevistas com 9 Yanomami, com o auxílio dos registros (fotos, gravações, anotações) das visitas nas roças e livros, foi possível identificar posteriormentede os produtos plantados por eles em Watatas. As perguntas eram livres, Ex: mostrava-se o objeto e perguntava Witi pei te tha? (O que é isso?) .
Esta metodologia visava obter o nome (na língua Yanomami) de cada produto e variedades por eles utilizadas e em seguida a identificação em português com auxílio de especialista e de acervos bibliográficos da EMBRAPA e do INPA.

V. Resultados

_______Os produtos plantados pelos Yanomami de Watatas estão listados na tabela I, sendo que a banana (Musa sp) consistiu na principal fonte de amido da dieta Yanomami. Sendo a mesma durante todo o ano plantada e colhida.
_______O ciclo das atividades anuais Yanomami está apresentado na figura 1. Neste contém todas as atividades ligadas a roça referentes a cada período do ano. Os Yanomami mostraram ter um total conhecimento das estações e o domínio de técnicas apropriadas para a agricultura em cada período, assim como os diferentes produtos que tevem ser plantados em cada estação. O período de seca estaria associado ao período de queimada das roças, enquanto durante todo o ano novas roças estão sendo cortadas. O final da seca seria o principal período referente ao plantio, porém durante também todo o ano pode ococrrer a substituição de determinadas espécies na roça.


Figura 1: Esquema de plantio e colheita e aproveitamento dos recursos Yanomami ao longo das estações
Tabela 1: Nomeclatura científica, vulgar e Yanomam dos produtos existentes nas roças Yanomami

 

 

Conclusão:

_______Os Yanomami, como outros indígenas da Floresta tropical úmida, estão cada vez mais se especializando em técnicas agrícolas e adquirindo através de outro indígenas e missionários novos produtos para para plantarem em suas roças, como por exemplo a abóbora, a goiaba, a laranja, a cana de açúcar, entre outros. Este fato também pode indicar uma mudança do hábito semi nômade para uma tendência mais sedentária, porém para afirmar está hipótese seria necessário outros estudos.
Bibliografia:

Albert, B & G.G. Gomez, 1997. Saúde Yanomami - Um manual etnolinguistico. Coleção Eduardo Galvão - Museu Goeldi, 304 p.

Anderson, A. B. 1977. Os nomes e usos de palmeiras entre uma tribo de índios Yanomama. Acta Amazonica 7(11): 5-13

Good, K. 1995. Yanomami of Venezuela: Foragers or Farmers - Which Came First? In: Indigenous Peoples & The Future Of Amazonia: an ecological anthropology of na endangered World. Editado por Leslie E. Sponsel, Ed., The University of Arizona Press. Arizona, pp. 113 - 120.

Holmes, R. 1995. Small Is Adaptive: Nutritional Anthropometry of Native Amazonians. In: Indigenous Peoples & The Future Of Amazonia: an ecological anthropology of na endangered World. Editado por Leslie E. Sponsel, Ed., The University of Arizona Press. Arizona, pp. 121-148.

Morán, E. F. 1990. A ecologia humana das populações da Amazônia., Ed.Vozes Ltda. Rio de janeiro. 367p.

1 Possuí a extensão de 250km NNW para SE com altitudes que variam de 1400m à 1600m acima do nível do mar. A vegetação da região constituí-se de uma Floresta Tropical Densa (Huber et. al., 1984).