EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA:
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ALTO SOLIMÕES.
SILVA, Antônia Rodrigues da1; Souza, Francisco
Flávio Gomes1; NODA, Sandra do Nascimento2; MENDONÇA,
Marco Antonio3 & MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi4
Acadêmicos de Pedagogia- UA/Membros do NERUA
- Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.
nerua@inpa.gov.br
2Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia danilo@inpa.gov.br
e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.rnerua@inpa.gov.br
3Bolsista CNPq/INPA/DTI mendonca@inpa.com.br
e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.
nerua@inpa.gov.br.
4Docente CEULM/ULBRA aurizzi@inpa.gov.br
e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.
nerua@inpa.gov.br.
Valorizando os saberes populares: uma
educação diferenciada
Reconhecendo a função social da Escola no Agrário
para a efetivação do diálogo entre os saberes popular
e científico propôs-se o presente trabalho de Educação
e Qualificação Solidária com elevação
da Escolaridade. A proposta foi efetivada em quatro núcleos onde
aglutinam-se agricultores familiares de 13 comunidades localizadas no
município de Benjamin Constant, no Alto Rio Solimões.
Os núcleos apesar de nas representações dos educandos
serem um espaço de "Escola" a mesma configura-se como
mecanismo de crítica da ideologia dominante, valorando a experiência
acumulada no cotidiano de vida na produção em sistema
agroflorestal.
Abordagem
Utilizando-se a abordagem sistêmica (Morin, 1998) e a proposta
de religação dos saberes (Morin, 2001) enquanto processo
educativo de construção do conhecimento, a partir da interação
dos conteúdos conceituais e saberes socioculturais efetuou-se,
os procedimentos didático-pedagógicos com a construção
de materiais pelos educandos.
O resultado da experiência vivenciada por atores
sociais
O reconhecimento das instituições socioculturais comunitárias
nos conteúdos e materiais permitiu aprendizado em menor tempo
e a construção de diálogo entre os saberes de modo
a manifestar claramente a realidade e a vivência do educando no
processo ensino-aprendizagem. O significado desse resultado vem a mostrar
formas de processos produtivos, com ambientes culturais diferenciados
e valores e aspirações próprias, são grupos
de atores sociais diferentes com percepção de que no processo
ensino-aprendizagem da formação solidária ocorre
a aquisição de condições de cidadania.
BIBLIOGRAFIA
LIMA. Antônio A. B. (Org.) Educação popular na
Amazônia. Porto Velho-RO: Gráfica Imediata, 2001.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro, Bertrand
Brasil, 350 p. 1998.
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século
XXI. Rio de Janeiro- RJ: Bertrand Brasil, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro - RJ:
Paz e terra, 1987.
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