EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ALTO SOLIMÕES.

SILVA, Antônia Rodrigues da1; Souza, Francisco Flávio Gomes1; NODA, Sandra do Nascimento2; MENDONÇA,
Marco Antonio3 & MARTINS, Ayrton Luiz Urizzi4

Acadêmicos de Pedagogia- UA/Membros do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br
2Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia danilo@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.rnerua@inpa.gov.br
3Bolsista CNPq/INPA/DTI mendonca@inpa.com.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br.
4Docente CEULM/ULBRA aurizzi@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br.

Valorizando os saberes populares: uma educação diferenciada


Reconhecendo a função social da Escola no Agrário para a efetivação do diálogo entre os saberes popular e científico propôs-se o presente trabalho de Educação e Qualificação Solidária com elevação da Escolaridade. A proposta foi efetivada em quatro núcleos onde aglutinam-se agricultores familiares de 13 comunidades localizadas no município de Benjamin Constant, no Alto Rio Solimões. Os núcleos apesar de nas representações dos educandos serem um espaço de "Escola" a mesma configura-se como mecanismo de crítica da ideologia dominante, valorando a experiência acumulada no cotidiano de vida na produção em sistema agroflorestal.

Abordagem


Utilizando-se a abordagem sistêmica (Morin, 1998) e a proposta de religação dos saberes (Morin, 2001) enquanto processo educativo de construção do conhecimento, a partir da interação dos conteúdos conceituais e saberes socioculturais efetuou-se, os procedimentos didático-pedagógicos com a construção de materiais pelos educandos.


O resultado da experiência vivenciada por atores sociais


O reconhecimento das instituições socioculturais comunitárias nos conteúdos e materiais permitiu aprendizado em menor tempo e a construção de diálogo entre os saberes de modo a manifestar claramente a realidade e a vivência do educando no processo ensino-aprendizagem. O significado desse resultado vem a mostrar formas de processos produtivos, com ambientes culturais diferenciados e valores e aspirações próprias, são grupos de atores sociais diferentes com percepção de que no processo ensino-aprendizagem da formação solidária ocorre a aquisição de condições de cidadania.


BIBLIOGRAFIA

LIMA. Antônio A. B. (Org.) Educação popular na Amazônia. Porto Velho-RO: Gráfica Imediata, 2001.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 350 p. 1998.
MORIN, E. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro- RJ: Bertrand Brasil, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro - RJ: Paz e terra, 1987.