ESTUDO DOS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS PARA USO EM FORMAÇÃO EDUCATIVA NA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AM.

SILVA, Ivaneide Lima1 & SILVA FILHO, Danilo Fernandes da2

Bolsista CNPq/PIBIC - Universidade do Amazonas- UA e NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br
2Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia danilo@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.nerua@inpa.gov.br


O perfil do homem amazônico


A Amazônia é uma das regiões pobres do Brasil, e o amazônida a não ser pelas atividades com uso dos recursos ambientais disponíveis nas formas de extrativismo vegetal e animal e pela agricultura que pratica, dispõe de poucos recursos para melhorar a sua condição de vida, por falta de assistência, qualificação escolar e formação comunitária somadas às dificuldades naturais impostas pelas peculiaridades regionais.
A pesquisa objetivou obter informação sobre os processos de etnoconhecimento utilizados na conservação de recursos genéticos vegetais para futura utilização em formação e qualificação dos agricultores familiares, a partir de estratégia metodológica em extensão rural.


Etnoconservação: Desenvolvimento e difusão
de mecanismos de informação


Em nível de agricultores familiares, está ocorrendo o processo de desenvolvimento e difusão de mecanismos de informação para a formação de consciência pública (comunicação e organização, permitindo a possibilidade de gerar e utilizar informações como também, de orientar a ação, tomar decisões e etc.), sobre as questões de conservação de recursos genéticos vegetais de hortaliças, através de instrumentos de extensão rural construídos com participação comunitária.


Abordagem metodológica


A meta é buscar uma aprendizagem sistematicamente organizada por meio de treinamentos, oficinas encontros e grupos de trabalho e estudo e, também, pela produção e divulgação de material didático-pedagógico (cartilhas) com conteúdo em formação comunitária.


Agricultura familiar: percepção da biodiversidade


A origem dos dados que vêm compondo os conteúdos dos materiais didático-pedagógicos obtidos através da aplicação de questionários sócio-econômico e levantamento de fruteiras; entrevistas com roteiro prévio; elaboração de croquis de moradias e suas respectivas áreas de produção; elaboração de diário de campo; construção de mapas cognitivos, mostram a necessidade da abordagem da biodiversidade e sociodiversidade da análise do discurso dos comunitários.


BIBLIOGRAFIA

GREENWOOD, E. Metodologia de la Investigacion Social. Buenos Aires. Editora Paidós. 1973.
INPA à Pesquisa Agronômica no Trópico Úmido: 240 - 281. 1996.
LIMA. R. R. & TOURINHO, M.M. Várzeas da Amazônia Brasileira. Principais características e possibilidades agropecuárias. Belém, FCAP, 20p. 1994.
LIMA. R. R. A agricultura nas várzeas do estuário amazônico. Belém, IAN, Boletim Técnico, 33, 164p. 1956.
MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 350 p. 1998.
NODA, H. & NODA, S. N. Produção Agropecuária. In: IBAMA (ed.). Amazônia. Uma Proposta Interdisciplinar de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente e Amazônia Legal. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Brasília. p: 129 - 155. 1994.
NODA, H.; NODA, S. N. E AZEVEDO, C. R. Pousio: um componente técnico do sistema de produção tradicional do ecossistema de várzea no Estado do Amazonas. Anais do II Encontro da Sociedade Brasileira de Sistema de Produção; Sociedade Brasileira de Sistema de Produção, Instituto Agronômico do Paraná. Londrina, PR. p. 166 - 179. 1995.
NODA, S. N.; H. S. Pereira; F. M. C. Branco & H. Noda. O Trabalho nos Sistemas de Produção de Agriculturas Familiares na Várzea do Estado do Amazonas. In. Noda, H.; L. A. G. Souza e O. J. M. Fonseca (eds.). Duas Décadas de Contribuição do
POSEY, D. Os Povos Tradicionais e a Conservação da Biodiversidade. In: PAVAN, C. (Org.). Uma estratégia Latino-Americana para a Amazônia. São Paulo, UNESP, v.1, p. il.149-166. 1996.