ESTUDO DOS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO
DE RECURSOS GENÉTICOS PARA USO EM FORMAÇÃO EDUCATIVA
NA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AM.
SILVA, Ivaneide Lima1 & SILVA FILHO, Danilo Fernandes
da2
Bolsista CNPq/PIBIC - Universidade do Amazonas- UA
e NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.
nerua@inpa.gov.br
2Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia danilo@inpa.gov.br
e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.nerua@inpa.gov.br
O perfil do homem amazônico
A Amazônia é uma das regiões pobres do Brasil, e
o amazônida a não ser pelas atividades com uso dos recursos
ambientais disponíveis nas formas de extrativismo vegetal e animal
e pela agricultura que pratica, dispõe de poucos recursos para
melhorar a sua condição de vida, por falta de assistência,
qualificação escolar e formação comunitária
somadas às dificuldades naturais impostas pelas peculiaridades
regionais.
A pesquisa objetivou obter informação sobre os processos
de etnoconhecimento utilizados na conservação de recursos
genéticos vegetais para futura utilização em formação
e qualificação dos agricultores familiares, a partir de
estratégia metodológica em extensão rural.
Etnoconservação: Desenvolvimento e difusão
de mecanismos de informação
Em nível de agricultores familiares, está ocorrendo o
processo de desenvolvimento e difusão de mecanismos de informação
para a formação de consciência pública (comunicação
e organização, permitindo a possibilidade de gerar e utilizar
informações como também, de orientar a ação,
tomar decisões e etc.), sobre as questões de conservação
de recursos genéticos vegetais de hortaliças, através
de instrumentos de extensão rural construídos com participação
comunitária.
Abordagem metodológica
A meta é buscar uma aprendizagem sistematicamente organizada
por meio de treinamentos, oficinas encontros e grupos de trabalho e
estudo e, também, pela produção e divulgação
de material didático-pedagógico (cartilhas) com conteúdo
em formação comunitária.
Agricultura familiar: percepção da biodiversidade
A origem dos dados que vêm compondo os conteúdos dos materiais
didático-pedagógicos obtidos através da aplicação
de questionários sócio-econômico e levantamento
de fruteiras; entrevistas com roteiro prévio; elaboração
de croquis de moradias e suas respectivas áreas de produção;
elaboração de diário de campo; construção
de mapas cognitivos, mostram a necessidade da abordagem da biodiversidade
e sociodiversidade da análise do discurso dos comunitários.
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