ETNOCONSERVAÇÃO DE FRUTEIRAS REGIONAIS PELA AGRICULTURA FAMILIAR AMAZONENSE.


MARTINS, Lúcia Helena Pinheiro1 & NODA, Sandra do Nascimento2


1Bolsista CNPq/INPA/DTI lucia@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br
2Docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade do Amazonas snoda@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico.nerua@inpa.gov.br


ETNOCONSERVAÇÃO: PRÁTICA E PERCEPÇÃO FAMILIAR


A agricultura familiar amazonense caracteriza-se pela conservação dos recursos biológicos com sustentabilidade no sistema produtivo. A manutenção dos componentes desse sistema, além de garantir a diversidade biológica e genética, favorece a reciclagem de nutrientes e o uso dos ambientes em combinação com a atividade agrícola, extrativismo vegetal e animal. Neste contexto, as fruteiras são elementos essenciais dos componentes do sistema, quer no processo de coleta vegetal ou em áreas cultivadas nos arredores de casas (sítios, também conhecidas como terreiros) e roças. O presente trabalho buscou a partir da percepção do cotidiano de vida levantar o etnoconhecimento sobre as fruteiras regionais.


PROCEDIMENTOS ADOTADOS


A área de estudo está localizada em comunidades rurais no município de Benjamin Constant, Alto Solimões. Trabalhou-se com 5 fruteiras importantes pela potencialidade que representam no mercado local: abiu Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk., açaí Euterpe precatoria Mart., bacaba Oenocarpus bacaba Mart., mapati Pourouma cecropiifolia Mart. in Spix & Mart. e pupunha Bactris gasipaes H.B.K . Utilizou-se metodologia da Etnobiologia através de: a) aplicação de questionários e entrevistas etnobotânicas (individual) destacando-se usos da planta, parte usada, modo de preparo, características que se destacam para o(a) entrevistado(a), como cuida e mantém; b) construção de mapas mentais de localização dos recursos vegetais (fruteiras) nas comunidades, desenhos e textos, a partir de discussões coletivas (técnica do grupo focal); e c) levantamento botânico com descrição da planta e coleta.


ETNOCONHECIMENTO: A PERCEPÇÃO SOBRE OS USOS E CONSERVAÇÃO


Falando sobre o que se conhece


O conhecimento sobre as frutas é aprendido na família nuclear (pai e mãe) através da transmissão oral e está ligado à necessidade de alimentação primária do ser humano e previsão do recurso no tempo: "É bom plantar as frutas porque os filhos vão precisar comer... porque vai precisar, e não vai ter que comprar... Eu planto... se eu não alcançar colher, pelo menos meus filhos, meus netos vão colher" (M.I.L.M.).
Outra característica do conhecimento tradicional é o domínio de tipos ou "qualidades" das fruteiras. Estão relacionadas com características de fruto (cor, forma, consistência e sabor da polpa - abiu, açaí, bacaba, mapati e pupunha); caule (presença/ausência de espinhos - pupunha; multicaule/solitário - açaí, bacaba; características reprodutivas: mapati macho "...que dá flor" e fêmea "...que dá flor e fruto" (A.L.M.); além da percepção e domínio sobre as fenofases (época de floração, frutificação, mudança foliar).
As fruteiras ocorrem em terras altas (abiu, mapati e pupunha) e baixas (açaí e bacaba), secas ou alagadas. São plantas de sementes, são cuidadas por toda família, tanto na roça como no terreiro/sítio. A limpeza é a prática mais comum, ("Limpa, tira o cerrado, o mato maior encostado; corta os primeiros galhos... Depois, que passa do mato, aí não mata mais (neste caso, o abieiro)" (M.I.L.M.).
Plantas e usos
As fruteiras além de apresentarem importância para alimentação com seus frutos, sucos, vinhos, doces e farinhas, têm usos: na elaboração de bebida para confraternização (pupunha caiçuma); na medicina caseira (açaí, bacaba, mapati); na construção de casas para confecção de assoalho, cobertura, esteio, canteiro (açaí, bacaba); em artesanato (bacaba); para lenha (abiu e mapati); além, da importância ecológica (sombra, para criação de abelhas: mapati).
Os frutos de abiu, açaí, mapati e pupunha em sua época de safra são vendidos em mercados locais (Benjamin Constant, Tabatinga e Letícia (Colômbia).
Os frutos são os mais utilizados (alimentício), seguido de tronco ou estipe, folhas, raiz e seiva.


FRUTEIRAS REGIONAIS NA AGRICULTURA FAMILIAR: RECURSOS PARA SUSTENTABILIDADE


As fruteiras são elementos essenciais dos componentes do sistema, quer no processo de coleta vegetal ou cultivadas em terreiros e roças. Estão distribuídas em todos os ambientes das comunidades, áreas alagadas ou altas e caracterizam-se por apresentarem-se em 'qualidades' diferentes. A importância de uso não é apenas para alimento, mas também, medicinal, artesanato, construção e ecológico, sendo ainda comercializadas em feiras e mercados locais.


BIBLIOGRAFIA

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