ETNOCONSERVAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS DE ARIÁ (Calathea allouia (Aubl.) Lindl.) EM AGRICULTURA FAMILIAR DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AM.

SILVA, Antonia Ivanilce Castro1 & NODA, Sandra do Nascimento2

Bolsista CNPq/PIBIC/UA e NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br
2Docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade do Amazonas snoda@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br.


Valoração do saber tradicional


As comunidades trabalhadas são integrantes do PRODESAS (Projeto de Desenvolvimento Sustentável no Alto Solimões) que atua no Município de Benjamin Constant, AM. A escolha da espécie, o ariá, é importante para o estudo do processo de etnoconservação de recursos genéticos hortícolas.
Diante do presente trabalho objetiva-se levantar material bibliográfico para obter subsídios metodológicos para atuar com populações humanas de diferentes etnias no uso de hortaliças alternativas e entender as interações da população humana com o ambiente dos agricultores por meio de uso econômico da biodiversidade.

Métodos de Abordagem


Utilizou-se a abordagem sistêmica sendo consideradas a percepção do ambiente pelos agricultores e seu cotidiano de etnoconservação nas unidades de paisagem do ecossistema de várzea.


Descrição e Conhecimentos dos Agricultores Familiares


Calathea allouia pertence a família Marantaceae. É uma espécie semiperene que se desenvolve por meio de touceiros; sua parte aérea é constituída apenas por folhas. A tuberização ocorre nas pontas das raízes fibrosas, por meio de acúmulo de amido as raízes apresentam forma ovóide ou cilíndrica.
Registraram-se as interpretações emic referentes ao ariá (Calathea allouia), as quais mostram o uso de 65% alimentício e 35% alimentício e medicinal, destacando a cultura e o saber dessas populações tradicionais, importantes para a conservação do etnoconhecimento. As interpretações etic, como descrições e análises bibliográficas sobre a percepção e a utilização de ariá em diferentes experiências da cultura amazônica, apontaram para: 35% alimentício, 18% medicinal, 18% ornamental, 11% comercialização, 6% confecção de roupas, 6% artesanato e 6% ração para animais.

 


Revitalização de Hortaliças Alternativas


Desta forma este trabalho contribuirá com a disponibilização de material bibliográfico, produção de relatórios de cunho científico, manutenção de recursos genéticos e a revitalização da cultura de ariá nas comunidades de Agricultura Familiar Amazonense.


BIBLIOGRAFIA

BUENO, C. R. & WEIGEL, P. (Calathea allouia (Aubl.) Lindl.) uma olerícola alternativa para a região tropical. Proc. Of the Tropical Region. Am soc. Hort. Sci., 25:77-80. 1982.
CARDOSO, M. O. (coord.) 1997. Hortaliças não-convencionais da Amazônia. Brasília: Embrapa-SPI: Manaus: Embrapa-CPAA, 150p.
GIL, A. C. 1991. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, Atlas, 207p.
NODA, H. & NODA, S. N. Produção de alimentos no Amazonas - uma proposta alternativa de política agrícola. In: Bases científicas para estratégia de preservação e desenvolvimento da Amazônia. Vol. 2; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Manaus - AM, 1993.
NODA, H. BUENO, C. R. & SILVA FILHO, D. F. Lerén (Calathea allouia (Aubl.) Lindl.) in: BERMEJO, J.E.H. & LEÓN, J. Cultivos Marginados - outra perspectiva de 1942. Colección FAO: Producción y protección vegetal, N 26. 1992.
POSEY, D. 1996. Os Povos Tradicionais e a Conservação da Biodiversidade. In: PAVAN, C. (Org.). Uma estratégia Latino-Americana para a Amazônia. São Paulo, UNESP, v.1, P. 149-166.
QUEROL, D. (1993). Recursos Genéticos, nosso tesouro esquecido: abordagem técnica e econômico-social. Rio de Janeiro. AS-PTA, 206p.
SEVERINO, A. J. 1986. Metodologia do Trabalho Científico. 14ª. ed. São Paulo, SP. Cortez: Autores Associados, 237p.
SILVA FILHO, D. F.; NODA, H.; PAIVA, W. O.; YUYAMA, K.; BUENO, C. R.; MACHADO, F. M. 1997. Hortaliças não convencionais nativas e introduzidas na Amazônia. In: NODA, H.; SOUZA, L. A. G. e FONSECA, O. J. M. (eds.). Duas Décadas de Contribuição do INPA à Pesquisa Agronômica do Trópico Úmido: 19-58.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo. Cortez Autores Associados. 1988.