ETNOCONSERVAÇÃO DE RECURSOS
GENÉTICOS E FORMAÇÃO AMBIENTAL EM AGRICULTURA FAMILIAR
DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AM.
VIDAL, Jucélia Oliveira1 & NODA, Sandra do
Nascimento2
Bolsista CNPq/PIBIC/UA e NERUA - Núcleo de Estudos
Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br
2Docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade
do Amazonas snoda@inpa.gov.br
e membro do NERUA - Núcleo de Estudos
Rurais e Urbanos Amazônico.nerua@inpa.gov.br
A Situação dos agricultores familiares
As atividades econômicas nas várzeas do rio Solimões
estão cada vez mais raras. Os trabalhadores urbanos estão
sub-ocupados e os da zona rural encontram dificuldades para manter suas
famílias devido aos baixos valores dos produtos alcançados
no mercado, decorrente do baixo nível de organização
e qualificação profissional, tanto no processo produtivo
como na comercialização. Buscando contribuir no processo
de mitigação das características dessa situação,
a presente pesquisa objetivou obter subsídios conceituais e metodológicos
em Etnoconservação de recursos genéticos para atuar
em formação ambiental de Agricultores Familiares de várzea
de diferentes etnias.
Abordagem Metodológica
Utilizou-se na metodologia a abordagem sistêmica, explicitada
pelos conceitos de sistema, interações e organizações
do sistema; as estratégias da etnoecologia; o conceito de topofilia,
os métodos de pesquisa-ação e o estudo de caso.
As fontes de dados consideradas foram a percepção do ambiente
pelos agricultores familiares do cotidiano de Etnoconservação,
identificando seus componentes, e a descrição e análise
bibliográfica sobre a percepção e utilização
das espécies da flora.
A percepção dos atores sociais em etnoconservação
e formação ambiental
A pesquisa propôs a elaboração de cartilhas, registrando-se
as informações adquiridas na sistematização
dos treinamentos, oficinas e encontros de grupos. A cartilha visa a
compreensão dos mecanismos geradores dos problemas para superar
as causas reais dos mesmos, e não somente a identificação
dos problemas e carências no sentido de propor soluções
locais e viáveis.
Cartilhas: representações da biodiversidade
Os assuntos-tema levantados mostram a importância de nos conteúdos
das cartilhas estarem apresentados os processos de identificação
e utilização da biodiversidade e as representações
simbólicas manifestadas através da percepção
ambiental dos atores sociais comunitários.
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