ETNOCONSERVAÇÃO DE RECURSOS GENÉTICOS E FORMAÇÃO AMBIENTAL EM AGRICULTURA FAMILIAR DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT, AM.

VIDAL, Jucélia Oliveira1 & NODA, Sandra do Nascimento2

Bolsista CNPq/PIBIC/UA e NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br
2Docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade do Amazonas snoda@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos
Rurais e Urbanos Amazônico.nerua@inpa.gov.br


A Situação dos agricultores familiares


As atividades econômicas nas várzeas do rio Solimões estão cada vez mais raras. Os trabalhadores urbanos estão sub-ocupados e os da zona rural encontram dificuldades para manter suas famílias devido aos baixos valores dos produtos alcançados no mercado, decorrente do baixo nível de organização e qualificação profissional, tanto no processo produtivo como na comercialização. Buscando contribuir no processo de mitigação das características dessa situação, a presente pesquisa objetivou obter subsídios conceituais e metodológicos em Etnoconservação de recursos genéticos para atuar em formação ambiental de Agricultores Familiares de várzea de diferentes etnias.


Abordagem Metodológica


Utilizou-se na metodologia a abordagem sistêmica, explicitada pelos conceitos de sistema, interações e organizações do sistema; as estratégias da etnoecologia; o conceito de topofilia, os métodos de pesquisa-ação e o estudo de caso. As fontes de dados consideradas foram a percepção do ambiente pelos agricultores familiares do cotidiano de Etnoconservação, identificando seus componentes, e a descrição e análise bibliográfica sobre a percepção e utilização das espécies da flora.
A percepção dos atores sociais em etnoconservação
e formação ambiental
A pesquisa propôs a elaboração de cartilhas, registrando-se as informações adquiridas na sistematização dos treinamentos, oficinas e encontros de grupos. A cartilha visa a compreensão dos mecanismos geradores dos problemas para superar as causas reais dos mesmos, e não somente a identificação dos problemas e carências no sentido de propor soluções locais e viáveis.


Cartilhas: representações da biodiversidade


Os assuntos-tema levantados mostram a importância de nos conteúdos das cartilhas estarem apresentados os processos de identificação e utilização da biodiversidade e as representações simbólicas manifestadas através da percepção ambiental dos atores sociais comunitários.


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