ORGANIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL E POLÍTICA DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO RIO PARAUARI NO MUNICÍPIO DE MAUÉS, AM

CHAVES, MA. DO P. SOCORRO RODRIGUES 1
SIMONETTI, SUSY RODRIGUES 2

Este trabalho apresenta a experiência de pesquisa-ação que está sendo realizada em cinco 3 comunidades ribeirinhas do município de Maués, no estado do Amazonas. O presente estudo faz parte das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo grupo interdisciplinar de pesquisa e extensão sócio-ambiental da Amazônia, visando consolidar um campo piloto de pesquisa e extensão universitária e de estágio curricular e extracurricular nas áreas sócio-cultural, econômica, agrícola, tecnológica e ambiental.
A pesquisa-ação caracteriza-se como pesquisa social aplicada, onde se articulam a base teórica e metodológica à investigação empírica, através de atividades sócio-educativas que caracterizam ações de extensão para subsidiar a construção de alternativas de manejo dos recursos locais juntamente com os grupos comunitários.
Na realização da pesquisa-ação, o engajamento e apoio dos comunitários, na condição de protagonistas, têm sido imprescindíveis no decorrer do processo, cujos saberes de homens e mulheres são o referencial básico no plano de uso dos recursos locais. Neste sentido, a prática investigativa e de ação têm consolidado uma real combinação entre as diferentes formas de conhecimento - o técnico-acadêmico e o saber das populações locais. Portanto, a abordagem metodológica centra-se na participação dos pesquisados e pesquisadores como parte integrante e ativa no processo investigativo e na concretização das ações.

1Doutora em Política Científica e Tecnológica; Chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas; coordenadora do grupo de pesquisa e extensão sócio-ambiental da Amazônia, e-mail: socorro.chaves@ ig.com.br.
2Bacharel em Turismo, pós-graduanda em Metodologia do Ensino Superior; pesquisadora do grupo de pesquisa e extensão sócio-ambiental da Amazônia e-mail: susyrsimonetti@bol.com.br.
3Santo André, Monte Sinai, Vila Nova, Vila Darcy e Acaoera.