LOCALIZAÇÃO DE OCORRÊNCIA CULTURAL DO CULTIVO DE ARIÁ (Calathea allouia (Aubl.) Lindl.) NAS ÁREAS DE AGRICULTURA FAMILIAR.

SOUZA, Djalmary de Souza e1 & NODA, Sandra do Nascimento2

Estagiária no NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br.
2Docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade do Amazonas snoda@inpa.gov.br e membro do NERUA - Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico. nerua@inpa.gov.br.


O CULTIVO TRADICIONAL


O Ariá pode ser encontrado em praticamente toda a região Amazônica, porém, atualmente somente é utilizado na agricultura tradicional e pelas populações indígenas.

A OCORRÊNCIA CULTURAL


A pesquisa realizou-se nas várzeas dos rios Solimões-Amazonas, no Estado do Amazonas, com o objetivo de caracterizar a ocorrência do Ariá nas áreas de agricultura familiar.


DESCRIÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO


Utilizou-se o método da aplicação de questionários, acompanhados de diários de campo e entrevistas, enfocando as hortaliças tradicionais, incluindo o Ariá. A pesquisa de campo foi efetivada através de 12 excursões realizadas nos períodos de enchente e vazante dos rios no trecho do Solimões-Amazonas, compreendendo o alto Solimões (município de Tabatinga e Benjamim Constant), o médio Solimões (município de Coari e Codajás ), o Baixo Amazonas (município de Manaquiri e Iranduba), o Alto Amazonas (município do Careiro da várzea) e Médio Amazonas (município de Barreirinha e Parintins ).


ÁREAS DE CULTIVO


O Ariá foi encontrado em apenas 12% da área pesquisada, estando praticamente extinto.
O material vegetativo utilizado para a sua propagação é o rizoma e produz tubérculos nas pontas das raízes fibrosas, apresentando boa adaptação às condições climáticas locais, sendo uma espécie originária da América Tropical.


REDUÇÃO NA VARIABILIDADE GENÉTICA


O gradual abandono do cultivo do Ariá é um fator muito importante que poderá ocasionar, com o passar do tempo, o abandono total do cultivo, estando limitado à agricultura familiar e indígena e sendo essa uma alternativa para garantir a sobrevivência e evolução da espécie .


BIBLIOGRAFIA


BUENO, C. R. & WEIGEL, P. (Calathea allouia (Aubl.) Lindl.) uma olerícola alternativa para a região tropical. Proc. Of the Tropical Region. Am soc. Hort. Sci., 25:77-80. 1982.
BUENO, C. R. Controle Ambiental e Ação de Reguladores de Crescimento no Desenvolvimento de Plantas de Ariá (Calathea allouia (Aubl.) Lindl.). Universidade Estadual de Campinas. 1989. (Tese de Doutorado).
NODA, H. & NODA, S. N. Produção de alimentos no Amazonas - uma proposta alternativa de política agrícola. In: Bases científicas para estratégia de preservação e desenvolvimento da Amazônia. Vol. 2; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Manaus - AM, 1993.
NODA, H. BUENO, C. R. & SILVA FILHO, D. F. Lerén (Calathea allouia (Aubl.) Lindl.) in: BERMEJO, J.E.H. & LEÓN, J. Cultivos Marginados - outra perspectiva de 1942. Colección FAO: Producción y protección vegetal, N 26. 1992.
PAHLEN, A.., KERR, W. E., NODA, H. & BUENO, C. R. Melhoramento de Hortaliças na Amazônia. Ciência e Cultura, 31(1):17-24.1979.