A VISÃO ETNOECOLÓGICA DE JOVENS DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS DOS LAGOS DO CALADO E PARU NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU (AM) ATRAVÉS DA REPRODUÇÃO DOS ELEMENTOS DA NATUREZA
GALVÃO, MANOELLA SOUZA(1); SILVA, ALEXANDRE SILVA E(2); OLIVEIRA, MASLOVA CARMO DE(3); BROCKI, ELISABETE(4).


PROTEÇÃO AO AMBIENTE

A preocupação com as questões ambientais tem levado jovens estudantes a um processo de mobilização social. A 2º Gincana Ambiental realizada em 12 de junho de 2001 com o tema "Os Elementos da Natureza" incentivou a representação do meio ambiente através de cartazes (desenhos). O estudo das expressões culturais objetivou compreender os veículos de transmissão da cultura empregados. Na educação para o meio ambiente, pinturas, cartazes, teatro, dança, mímica, expressão corporal, dentre outros, avaliam o nível de informação dos alunos. "A relação dos alunos com a natureza, transforma o ambiente em lugar, no qual é atribuído valor, sentimentos, um relacionamento de topofilia" (Tuan, 1984). O estudo dessas interações (etnoecologia) demonstra a percepção dos alunos com relação ao meio ambiente.

MAPAS COGNITIVOS DE JOVENS

O processo de educação ambiental não formal está sendo realizado nas comunidades dos Lagos do Calado e Paru (60º32'W; 3º17'S), abrangendo 9 comunidades e 9 escolas rurais. Na 2ª GICA, realizada na comunidade Rei Davi, localizada no lago do Calado, os alunos juvenis externalizaram na forma de desenhos (cartazes), seus sentimentos, conhecimentos e crenças. O estudo das expressões culturais através da abordagem ética, demonstrou a percepção dos alunos com relação ao meio ambiente. Os símbolos empregados para representar o meio ambiente local foram variados, portanto agrupou-os em função de pontos comuns.
Visando quantificar as representações dos elementos naturais observados, efetuou-se a contagem numérica, seguido da analise porcentual por equipe, bem como a representatividade e o número de repetições dos símbolos empregados.


FIG 1: Equipe Relâmpago


FIG 2: Equipe Fogo


EQUIPES E SÍMBOLOS DA NATUREZA

As equipes analisadas foram: Flor Matizada, Rio Amazonas, Vitória-Régia, Boto, Relâmpago, Gaivota, destacando-se Pantera (24,05%) e Fogo (16,46%) com os maiores valores absolutos analisados no que se refere à representatividade dos elementos naturais observados (gráfico 2).
Os elementos naturais de destaque em termos porcentuais em ordem crescente foram: árvore, lago, capim, flores, pássaros, jacaré e peixe conforme gráfico 1.
Sobre o ponto de vista absoluto os elementos capim, flores e pássaros, apresentaram valor igual a 7,60% (gráfico 1).
A figura de um predador (jacaré) apresentou conjuntamente com o elemento peixe (base alimentar) o menor valor calculado (5,10%).
As árvores (11,40%) foram os elementos que podem expressar o grau de ocupação nas regiões dos lagos.

 


HARMONIA X DESTRUIÇÃO

o As equipes retrataram ambientes naturais sem a intervenção antrópica;
o Também identificaram o homem como principal causador de destruição (impactos ambientais);
o Constataram a migração do homem do meio rural para um lugar desconhecido na cidade "...quem sou? De onde vim? Para onde vou?", retrato de da falta de expectativas;
o O meio ambiente dos alunos é composto por um conjunto de elementos naturais que se correlacionam;
o A abordagem ética contribuirá para melhor planejar e executar os trabalhos de educação ambiental junto às crianças que se encontram na fase escolar em comunidades rurais;
o A defesa da natureza é também uma questão ética, sendo dever de todo cidadão dar sua contribuição para a conservação do meio ambiente.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


Tuan, Y. F. 1984. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. DIFEC. São Paulo. 288p.

(1) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Aluna de Engenharia florestal (manugalvao@ig.com.br)
(2) CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica. 69.020-120. Manaus, AM. Professor do Curso de Meio Ambiente, M.Sc. (alsilva10@ig.com.br)
(3) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Aluna de Engenharia florestal. (mascarol@bol.com.br)
(4) UTAM - Instituto de Tecnologia da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Diretora de Pesquisa de Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários (brocki.def@utam.br)