A VISÃO ETNOECOLÓGICA
DE JOVENS DAS ESCOLAS COMUNITÁRIAS DOS LAGOS DO CALADO E PARU
NO MUNICÍPIO DE MANACAPURU (AM) ATRAVÉS DA REPRODUÇÃO
DOS ELEMENTOS DA NATUREZA
A preocupação com as questões ambientais tem levado jovens estudantes a um processo de mobilização social. A 2º Gincana Ambiental realizada em 12 de junho de 2001 com o tema "Os Elementos da Natureza" incentivou a representação do meio ambiente através de cartazes (desenhos). O estudo das expressões culturais objetivou compreender os veículos de transmissão da cultura empregados. Na educação para o meio ambiente, pinturas, cartazes, teatro, dança, mímica, expressão corporal, dentre outros, avaliam o nível de informação dos alunos. "A relação dos alunos com a natureza, transforma o ambiente em lugar, no qual é atribuído valor, sentimentos, um relacionamento de topofilia" (Tuan, 1984). O estudo dessas interações (etnoecologia) demonstra a percepção dos alunos com relação ao meio ambiente. MAPAS COGNITIVOS DE JOVENS O processo de educação ambiental não formal está
sendo realizado nas comunidades dos Lagos do Calado e Paru (60º32'W;
3º17'S), abrangendo 9 comunidades e 9 escolas rurais. Na 2ª
GICA, realizada na comunidade Rei Davi, localizada no lago do Calado,
os alunos juvenis externalizaram na forma de desenhos (cartazes), seus
sentimentos, conhecimentos e crenças. O estudo das expressões
culturais através da abordagem ética, demonstrou a percepção
dos alunos com relação ao meio ambiente. Os símbolos
empregados para representar o meio ambiente local foram variados, portanto
agrupou-os em função de pontos comuns.
As equipes analisadas foram: Flor Matizada, Rio Amazonas, Vitória-Régia,
Boto, Relâmpago, Gaivota, destacando-se Pantera (24,05%) e Fogo
(16,46%) com os maiores valores absolutos analisados no que se refere
à representatividade dos elementos naturais observados (gráfico
2).
o As equipes retrataram ambientes naturais sem a intervenção
antrópica; REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Tuan, Y. F. 1984. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. DIFEC. São Paulo. 288p. (1) UTAM - Instituto de Tecnologia
da Amazônia. CEP: 69.050-020. Manaus, AM. Aluna de Engenharia
florestal (manugalvao@ig.com.br)
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