CONFIGURAÇÃO SÓCIO-CULTURAL DE UMA COMUNIDADE DA VÁRZEA


José Fernandes Barros

A Amazônia brasileira, é sem dúvida, uma área de grande carência, no que diz respeito a alternativas econômicas compatíveis com a manutenção dos ecossistemas e com as tradições e cultura das populações locais. Seus complexos problemas não poderão ser resolvidos de qualquer modo, será necessária intervenção na estrutura social, econômica e política.
A melhoria das condições econômicas e sociais exigirá a cooperação de uma grande variedade de especialistas dos diferentes ramos da ciência, bem como o conhecimento sobre a vasta extensão amazônica.
O objetivo deste estudo é refletir sobre as esferas que norteiam a morfologia social de comunidades rurais amazônicas, localizadas em áreas de várzea, município de Manacapuru. Busca-se aqui, compreender a configuração do nível de organização coletiva, distribuição do poder político e econômico entre as camadas sociais locais.
A área de estudo compreende uma faixa de aproximadamente 20 Km, distribuídos em 07 Comunidades, a saber: Nossa Senhora da Conceição, Pentecostal do Brasil, São Francisco de Assis, Cristo Rei, São Francisco de Canindé, Cristo Ressuscitado e Nossa Senhora do Carmo.
A pesquisa foi realizada, a partir de dados primários e secundários. Realizaram-se visitas sistemáticas aos povoados eleitos como objeto de estudo, onde aplicaram-se técnicas de intervenção sociológica: observação participante, história de vida e história oral.
A pesquisa empírica obedeceu a um plano amostral, dada a complexidade e o tempo necessário para elaboração do estudo. A modalidade de amostragem adotada neste trabalho consistiu na vertente probabilística.
Dentre os 07 povoados localizadas na região da Costa do Canabuoca, elegemos a Comunidade Nossa Senhora do Carmo como foco de atenção prioritária, por tratar-se do povoado com o maior porte populacional e por compreendermos que aí se faz presente uma rede de relações sociais que podem ser percebidas nos demais povoados que fazem parte da área de estudo.
A localidade pesquisada compreende uma área legal de 400 m de frente por 150 m de fundo. Sua população é de aproximadamente 393 habitantes, distribuída em cerca de 71 famílias. Os primeiros moradores chegaram à esta área provenientes sobretudo, de uma localidade pertencente ao município, chamada Terra Preta.
Os prédios mais imponentes de Nossa Senhora do Carmo são as Igrejas Católica e Assembléia de Deus e a Escola Municipal.
Nossa Senhora do Carmo, assim como as demais comunidades localizadas na Costa do Canabuoca, dá a impressão ao visitante, de uma sociedade constituída por grupos homogêneos, de pessoas que pouco diferem uma das outras quanto ao prestígio social. Entretanto quando entramos em contato com estas comunidades, logo percebemos as diferenças sociais ali presentes.
Nesta pequena localidade a posição social depende de vários atributos, dentre os quais, destaca-se: a família, a ocupação, a educação e a residência.
Na Costa do Canabuoca, assim como em toda região amazônica, o sistema de relações familiares está construído tanto em bases de laços biológicos de filiação como em laços de compadrio.
A força das relações de compadrio, acrescidas às de família, manifesta-se grandemente na vida social, econômica e política das comunidades da Costa do Canabuoca. A conseqüência disso é a forte concentração de poderes em torno de famílias, que manipulam e controlam a política e a economia dentro e fora da comunidade de acordo com seus interesses.
A abordagem sociológica inicial que fizemos, pretendeu apresentar um panorama geral sobre a composição social da Costa do Canabuoca, privilegiando, entre outros aspectos, a densidade e distribuição da população local, organização territorial, relações familiares e relações sociais. O tema ainda não foi esgotado, já que, na região da Costa do Canabuoca, assim como em todas as sociedades humanas, existem instituições políticas, econômicas e religiosas que precisam ser analisadas.

Fontes Financiadoras: CNPq/Universidade Solidária.
Gerenciamento: Programa Integrado de Recursos Aquáticos e da Várzea - PYRÁ.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.
CARVALHO, Edgar de Assis. Polifônicas Idéias: antropologia e universalidade. São Paulo: Imaginário, 1997.
GEERTZ, Clifford. Uma Descrição Densa: por uma teoria interpretativa da cultura. IN. A interpretação da Cultura. LCT - Livros Técnicos e Científicos: Editora S/A: Rio de Janeiro, 1989.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes, 1992.
OLIVEIRA, José Aldemir de. Cidades na Selva. Manaus: Valer, 2000.
WAGLEY, Charles. Uma Comunidade Amazônica: estudo do homem nos trópicos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 3ª ed., 1988.