29.11.2002

 



 

Desde 1999, 8 comunidades de agricultores familiares tradicionais situadas no entorno dos lagos do Calado e Paru, Município de Manacapuru, no Amazonas, têm desenvolvido ações auto-denominadas de “preservação dos lagos” em mutirões ambientais. É a ação organizada de 30 Agentes Ambientais Voluntários comunitários, mais 15 Agentes Ambientais Voluntários professores rurais que atuam sob orientação do IBAMA/AM e apoio técnico da UTAM. As ações de capacitação em organização e planejamento com lideranças desenvolvidas pela equipe técnica do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico (NERUA) têm melhorado o nível de mobilização e participação dos comunitários.

O ECOVIDA - UNIÃO DOS COMUNITÁRIOS DO CALADO E PARU resulta do atendimento da demanda comunitária. Trata-se de uma proposta interinstitucional e interdisciplinar de organização comunitária com enfoque principal no desenvolvimento ambiental e solidário, onde atuam em conjunto lideranças comunitárias, órgãos ambientais federal e municipal e instituições de ensino superior e de pesquisa.
Desta forma, profissionais do grupo de pesquisas do NERUA vinculados ao Instituto de Tecnologia da Amazônia – UTAM, Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Centro de Ensino Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais – IBAMA/AM desenvolvem um trabalho de pesquisa e desenvolvimento para a gestão participativa dos recursos naturais das localidades, com apoio da Prefeitura de Manacapuru.

Práticas didático-pedagógicas centradas em oficinas de trabalho e mobilização do trabalho comunitário são empregadas, buscando-se desencadear ações que conciliem a conservação da diversidade biológica e cultural local com as necessidades de conhecimentos e práticas de organização dos moradores regionais em áreas de lagos e várzeas. Portarias normativas restringindo o uso dos lagos foram acordadas entre as lideranças locais, 69 agentes ambientais foram capacitados, entre comunitários e professores rurais. Ações de sensibilização e de recuperação de matas ciliares foram executadas. Mutirões de fiscalização ocorrem e momentos de reflexão profunda, na forma de eventos culturais fortalecem a solidariedade e resgatam os valores tradicionais na defesa do ambiente dos lagos.

Beneficiam-se do projeto, hoje, 9 associações comunitárias, em área geográfica de 75 Km², que representam cerca de 270 famílias ou 1300 pessoas, na sua maioria, agricultores familiares de subsistência que praticam nos lagos e igarapés a pesca para alimentação própria.

As ações iniciais de reposição de matas ciliares, capacitação em produção de mudas e educação ambiental foram financiadas pela OEMA Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, IPAAM, por meio do Convênio 009/99 IPAAM/UTAM, projeto “Reflorestamento de matas ciliares e capacitação de agricultores familiares nos lagos do Paru e Calado,” no valor total de R$ 31.413,07. Uma cartilha de matas ciliares foi produzida e está sendo impressa pela Coordenação de Fiscalização do IBAMA, em Brasília.

Em 2001 foi celebrado o Convênio Nº. 230/2001MEC/SESu/UTAM no valor total de R$ 20.000,00 com recursos da UNESCO para apoio a entidades de ensino superior, Edital do Módulo Regional da Universidade Solidária tendo sido aprovado o projeto “ECOVIDA: Capacitar para construir a organização” onde 11 estagiários acompanham instrutores em oficinas de trabalho com lideranças comunitárias para melhor organizar as associações comunitárias. Um censo está sendo produzido para retratar com informações básicas a realidade sócio-econômica-ambiental das famílias que naquela região habitam. Está sendo construída, como resultado de cada oficina de trabalho na capacitação uma cartilha contando a experiência de organização comunitária.

Por meio dos esforços interinstitucionais foi desencadeado um processo irreversível de mobilização social para a gestão participativa do meio ambiente e “empoderamento” de comunidades rurais. Agora, estão sendo conduzidos estudos técnicos e ações planejadas de longo prazo que garantam alavancar o desenvolvimento local desejado, documentem a experiência e fortaleçam a capacitação para a co-gestão, potencializando o efeito multiplicador do ECOVIDA para outras localidades em Manacapuru e Amazônia.


ATIVIDADES EM EXECUÇÃO:

  • Acompanhamento da Pesca: levantamento da diversidade, quantidade e tamanho dos peixes.
    Iniciado em julho de 2002, o trabalho é conduzido por pescadores das comunidades que registram em fichas dados diários do produto da pesca, local e apetrechos utilizados, sob o monitoramento periódico dos técnicos e estagiários do ECOVIDA. As fichas são recolhidas, tabuladas e os dados são analisados. Em seguida, os resultados são apresentados e discutidos com as lideranças comunitárias.

  • Monitoramento ambiental dos lagos.
    Comunitários treinados e credenciados pelo IBAMA/AM como Agentes Ambientais Voluntários realizam ações fiscalizatórias, podendo apreender frutos da pesca indevida, registrar infrações em autos de constatação e encaminhar documentos às autoridades competentes. Portarias do IBAMA/AM normatizam o uso dos lagos, conforme acordado com as comunidades. O trabalho é monitorado pela equipe técnica do NERUA com avaliações periódicas por parte da Gerência Executiva do IBAMA/AM, sob o acompanhamento da Coordenação Nacional de Fiscalização do IBAMA – COFIS.

  • Educação ambiental.
    Atividades interdisciplinares são promovidas com a integração escola-comunidade na forma de gincanas ambientais e eventos culturais. Eventos específicos para professores e professoras rurais são realizados como, em outubro de 2002, a formação sobre temas transversais da educação: ética, cidadania, pluralidade cultural, meio ambiente, higiene e saúde.

  • Oficinas de trabalho e eventos com jovens.
    Os temas: sociedade, diversidade cultural, meio ambiente e cidadania são debatidos com jovens com uso de dinâmicas de grupo, dramatização, música e competições desportivas.

  • Oficinas de trabalho com lideranças.
    Vários projetos foam elaborados pelas comunidades no eixos: geração de renda, educação, infra-estrutura e manejo de lagos. O planejamento participativo passa para a fase de monitoramento e avaliação dos projetos em execução nas comunidades/ associações de produtores rurais.

  • Outras ações.
    Com base nas prioridades eleitas nas Oficinas de Lideranças, projetos interinstitucionais estão sendo elaborados para apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades, incluindo criação de peixes em cativeiro, incubadora de negócios comunitários, farmácia viva e biblioteca comunitária.

ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS FUNDADORAS DO ECOVIDA:

Associação
Presidente
Contato
Comunitária São Raimundo II Arlindo Tomaz do Vale 9121-8393
Associação Comunitária do Barro Branco Maurício Santos Falcão 9963-8710 Profª Maria de Lourdes
Associação Agrícola dos Produtores Rurais da Comunidade Rei Davi Rui Francisco de Souza Freitas  
Associação Comunitária da Comunidade Nossa Senhora do Livramento José Ferreira Falcão 361-1784
Associação Comunitária da Comunidade Palestina João Cavalcante da Silva João Cavalcante da Silva
Associação da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Valdir Mendonça de Souza 361-4962
Associação da Comunidade Bom Jardim Joel Batista Monteiro  

TRABALHOS PUBLICADOS:

1 BROCKI, E., NODA, S. N., NODA, H., BARROSO, J. L.
Organização e apropriação dos recursos naturais por agricultura familiar ribeirinha In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2001, Belém.
IV Encontro da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção. Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2001. v.CD ROM. 15p.
Palavras-chave : sistema de produção, metodologia participativa, apropriação dos recursos naturais, matas ciliares, pesquisa-ação
Áreas do conhecimento : Botânica Econômica,Conservação da Natureza,Economia dos Recursos Naturais
Setores de atividade : Desenvolvimento rural, Produtos e serviços voltados para a defesa e proteção do meio ambiente, incluindo o desenvolvimento sustentado
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio magnético
2 BROCKI, E., FERREIRA, R. G., NODA, S. N., NODA, H., CASARA, H. N., BARROSO, J. L., LIMA, A. B.
Manejo de recursos naturais e recomposição de matas ciliares por uma população ribeirinha do Amazonas a partir do conhecimento tradicional In: Congreso e Exposição Internacional sobre Florestas, 2000, Porto Seguro.
Resumos Técnicos do Congreso e Exposição Internacional sobre Florestas. , 2000. p.332 – 334
Áreas do conhecimento : Manejo Florestal,Conservação da Natureza
Setores de atividade : Desenvolvimento rural, Produtos e serviços voltados para a defesa e proteção do meio ambiente, incluindo o desenvolvimento sustentado
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
3 BROCKI, E., BASSINI, F., FERREIRA, R. G., NODA, S. N., NODA, H., CASARA, H. N., BARROSO, J. L., LIMA, A. B.
Recomposição de igapós em ambiente lacustre por uma população ribeirinha do Município de Manacapuru, Amazonas In: III Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2000, Manaus.
Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais: Manejando a biodiversidade e compondo a paisagem rural, 3. Manaus: Universidade do Amazonas, 2000. p.386 - 387
Palavras-chave : recuperação de áreas alteradas, etnoecologia, populações tradicionais, etnobotânica, etnosilvicultura
Áreas do conhecimento : Melhoramento Vegetal, Florestamento e Reflorestamento
Setores de atividade : Desenvolvimento rural, Produção vegetal, Produtos e serviços voltados para a defesa e proteção do meio ambiente, incluindo o desenvolvimento sustentado
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
  Trabalhos resumidos publicados em anais de evento
1 BROCKI, E., GALVAO, M. S., FREITAS, M. S., LIMA, A. B., OLIVEIRA, M. C.
Estratégias de educação popular para conservaçao em comunidades rurais dos lagos do Calado e Paru no município de Manacapuru (AM) In: 53 Congresso Nacional de Botânica, 2002, Recife.
Resumos. São Paulo: Sociedade Botânica do Brasil, 2002. p.410 - 410
Palavras-chave : educação ambiental, extensão rural, desenvolvimento rural, conservação da natureza
Áreas do conhecimento : Educação, Conservação da Natureza, Extensão Rural
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
2 BROCKI, E., NODA, H., NODA, S. N.
IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia In: IV Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002, Recife.
Livro de Resumos. Recife: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, 2002. p.124 – 125
Palavras-chave : sistema de produção, percepção ambiental, metodologia participativa, etnoecologia, conservação da naturez
Áreas do conhecimento : metodologia participativa, Conservação de Áreas Silvestres, Ecologia Aplicada
Setores de atividade : Silvicultura, exploração florestal e serviços relacionados
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso, Home page: www.sbee.org.br
3 BROCKI, E., NODA, H.
Percepção e valorização das capoeiras por uma população de agricultores familiares da terra-firme no Amazonas In: 53 Congresso Brasileiro de Botânica, 2002, Recife.
Resusmos. São Paulo: Sociedade Brasileira de Botânica, 2002. p.409 - 409
Palavras-chave : ETNOCONHECIMENTO, POPULAÇÃO TRADICIONAL, POUSIO, etnobotânica, AGRICULTURA FAMILIAR
Áreas do conhecimento : Botânica Aplicada,Etnoecologia
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
4 BROCKI, E., NODA, S. N., FERREIRA, R. G., BASSINI, F., BARROSO, J. L., NODA, H., LIMA, A. B., OLIVEIRA, M. C.
ECOVIDA: Gestão participativa de recursos aquáticos e terrestres por agricultores familiares de terra-firme In: VI Congresso Iberoamericano de Extensão, 2001, São Paulo.
VI Congresso Iberoamericano de Extensão. São Parulo: UNIFESP, 2001. v.1. p.104 - 104
Palavras-chave : AGRICULTURA FAMILIAR, desenvolvimento rural, metodologia participativa, recuperação de áreas alteradas, extensão rural
Áreas do conhecimento : Política e Legislação Florestal,metodologia participativa
Setores de atividade : Política econômica e administração pública em geral, Serviços coletivos prestados pela administração pública na esfera da defesa, Agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
Trabalho apresentado oralmente e em painel
5 BROCKI, E., NODA, H., NODA, S. N.
Levantamento Etnobotânico de mandioca (Manihot esculenta CRANTZ) em uma população de agricultores familiares do Lago do Paru, Manacapuru, AM In: 52º Congresso Nacional de Botânica, 2001, João Pessoa.
52º Congresso Nacional de Botânica. XXIV Reunião Nordestina de Botânica. Resumos. João Pessoa: Sociedade Botânica do Brasil. Universidade Federal da Paraíba, 2001. p.91 - 92
Palavras-chave : etnobotânica, BOTÂNICA ECONÔMICA, AGRICULTURA FAMILIAR, percepção ambiental, PESQUISA QUALITATIVA
Áreas do conhecimento : Botânica Econômica,Processamento Mecânico da Madeira,Conservação da Natureza
Setores de atividade : Desenvolvimento rural, Produção vegetal
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
6 OLIVEIRA, M. C., GALVÃO, M. S., SILVA, A. S. E., BROCKI, E.
A percepção etnoecológica dos Lagos Calado, Paru e Miriti por alunos das escolas rurais - Manacapuru (AM) In: I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte, 2001, Manaus.
I Encontro de Etnobiologia e Etonoecologia da Região Norte. CD-ROM, 2001.
Áreas do conhecimento : Extensão Rural
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso 2 GALVÃO, M. S., SILVA, A.
7 S. E., OLIVEIRA, M. C., BROCKI, E.
A visão etonoecológica de crianças das escolas comunitárias dos lagos do Calado e Paru no município de Manacapuru (AM) através da reprodução dos elementos da natureza In: I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte, 2001, Manaus.
I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte. 2001.
Áreas do conhecimento : Extensão Rural
Setores de atividade : Desenvolvimento rural
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso. CD-ROM
8 GALVÃO, M. S., SILVA, A. S. E., OLIVEIRA, M. C., BROCKI, E.
A visão etonoecológica de jovens das escolas comunitárias dos lagos do Calado e Paru no município de Manacapuru (AM) através da reprodução dos elementos da natureza In: I Encontro de Etnobiologia e Etnoecologia da Região Norte, 2001, Manaus.
I Encontro de Etonobiologia e Etonoecologia da Região NOrte. CD-ROM, 2001.
Áreas do conhecimento : Extensão Rural
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso. CD-ROM
9 LIMA, A. B., BROCKI, E., FERREIRA, R. G., OLIVEIRA, M. C., NEVES, A. C. C.
A percepção ambiental como instrumento da educação ambiental de comunidades rurais em Manacapuru, Amazonas In: III Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000, Piracicaba.
Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia Construindo pontes entre as ciências tradicionais e as ciências convencionais: Desafios para o próximo milênio. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), 2000. p.4 - 4
Palavras-chave : populações tradicionais, educação ambiental, etnoecologia, recuperação de áreas alteradas
Áreas do conhecimento : Extensão Rural,Métodos e Técnicas de Ensino,Conservação de Bacias Hidrográficas
Setores de atividade : Desenvolvimento rural, Educação, Produtos e serviços voltados para a defesa e proteção do meio ambiente, incluindo o desenvolvimento sustentado
10 BROCKI, E., FERREIRA, R. G., NODA, S. N., NODA, H.
Mobilização social para recomposição de igapós, a partir do conhecimento tradicional de ribeirinhos de Manacapurú, Amazonas. In: III Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000, Piracicaba.
Anais do III Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia.. Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000. p.18 - 18
Áreas do conhecimento : Sociologia Rural
Setores de atividade : Produtos e serviços voltados para a defesa e proteção do meio ambiente, incluindo o desenvolvimento sustentado, Desenvolvimento rural
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
11 BROCKI, E., NODA, S. N., NODA, H., BARROSO, J. L.
Organização e mobilização para a apropriação dos recursos naturais por agricultura familiar ribeirinha In: III Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000, Piracicaba.
Resumos do III Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia. , 2000.
Áreas do conhecimento : Melhoramento Vegetal
Setores de atividade : Desenvolvimento rural
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso
12

BROCKI, E., NODA, S.
Os sítios do lago do Paru, Manacapuru (AM): Composição e Importância In: 50º CONGRESSO BRASILEIRO DE BOTÂNICA, 1999, BLUMENAU.
CONGRESSO BRASILEIRO DE BOTÂNICA. SÃO PAULO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE BOTÂNICA, 1999. p.292 – 292
Palavras-chave : populações tradicionais, etnobotânica, AGRICULTURA FAMILIAR, manejo florestal, botânica aplicada
Áreas do conhecimento : Etnobotânica
Setores de atividade : Desenvolvimento rural, Produção vegetal, Produtos e serviços voltados para a defesa e proteção do meio ambiente, incluindo o desenvolvimento sustentado
Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 


A atividade inicial do ECOVIDA foi a implantação de “viveiros rústicos” para a
reposição dos igapós e o plantio das mudas.


Acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da Utam desenvolvem trabalho de
Educação Ambiental nas escolas municipais dos Lagos do Calado e Paru.

Estamos começando a replantar a região. Estamos trabalhando para recuperar a
nossa floresta, o nosso igapó, para que os peixes possam se alimentar e ficar
escondidos, sem precisar sair para outros rios. Podemos, agora, ter certeza de
que podemos pensar num futuro melhor para nossos filhos e para todos.

Se cada comunitário fizer um pouco, o reflorestamento dos lagos trará melhoria
da qualidade de vida.


Tivemos uma gincana ambiental que reuniu mais de 400 pessoas com o tema “O ambiente
onde nós vivemos."

 

COORDENAÇÃO DO ECOVIDA:

Elisabete Brocki, Drª
Instituto de Tecnologia da Amazônia –UTAM
Av. Darcy Vargas, 1.200 Parque 10
69.050-020 – Manaus - AM
Fone: (92) 642.4132
E-mail: brocki.def@utam.br; nerua@inpa.gov.br
Web: http://nerua.inpa.gov.br


José Juvêncio Leland Barroso
Gerente Executivo
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA/AM
Rua João Gonçalves de Souza, S/Nº - Distrito Industrial
Manaus- AM
Fone: (92) 613.3093 Fax: (92) 613.3095
E-mail: leland@am.ibama.gov.br
Web: http://ibama.gov.br

Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônicos – NERUA
Sandra do Nascimento Noda, Drª
Hiroshi Noda, Dr.
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia –INPA
Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas – CPCA
Av. André Araújo, 2936, Petrópolis, CEP 69083-000 - Manaus, AM, Brasil - Caixa Postal 478
Fone: (92) 643.1863 Fax: (92) 643.1845
E-mail: nerua@inpa.gov.br
Web: nerua.inpa.gov.br