link_1
link_2
link_3
link_4
link_5
link_6








PROJETO ENERGIZAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA DE QUATRO COMUNIDADES ISOLADAS DO ALTO SOLIMÕES



O projeto consiste em atender as necessidades energéticas básicas de quatro comunidades localizadas na microrregião do Alto Rio Solimões, no município de Benjamin Constant: Vera Cruz, Nova Aliança, Guanabara II e Novo Paraíso.
As ações propostas pretendem desenvolver um projeto piloto no âmbito do projeto PRODESAS - Projeto de Desenvolvimento Sustentado do Alto Solimões, através de parceria Institucional.




O Projeto objetiva dotar as comunidades de maior grau de auto-sustentabilidade energética, mediante o aproveitamento do recurso solar, neste caso, através da tecnologia fotovoltaica e econômica, mediante a melhoria e aumento da produtividade, de maneira compatível com o modelo de agricultura familiar defendido por seus habitantes, culminando em um desenvolvimento integral (econômico, cultural e social).



As ações do projeto são:
• Energizar as escolas comunitárias com sistemas de energização e iluminação fotovoltaicos que permitam a realização de cursos noturnos, reuniões, e servir como vetor de introdução da tecnologia fotovoltaica. Bem como melhorar o nível de organização adequado para gerenciar e manter as instalações.



• Implantar sistema de rádio-comunicação de maneira a elevar o nível de organização intercomunitária, direcionando sua utilização para disseminar informações sobre a comercialização de produtos e auxiliar em questões de saúde e educação.
• Implantar sistemas de captação, bombeamento e suprimento de água potável de forma a atender as necessidades do uso da água comunitária auxiliando no processo de prevenção e controle sanitário.



A meta maior é a organização comunitária para que a tecnologia seja apropriada, por meio de processo dialógico-participativo, para permitir a melhoria nos níveis de autonomia na gestão energética de forma a alcançar o desenvolvimento sustentado.



A caracterização do processo de implantação de Energização Solar Fotovoltaica na Região do Alto Rio Solimões, vem permitindo conhecer os mecanismos socioculturais de aceitação e utilização da tecnologia fotovoltaica por parte dos comunitários. A principal característica está sendo a não modificação dos processos tradicionais de trabalho, utilizados no cotidiano das populações humanas nas comunidades.
Os sistemas de iluminação implantados estão sendo manejados e passaram a integrar as diversas rotinas, dentre elas as ligadas às práticas religiosas, de educação formal e organização social das famílias moradoras nas comunidades.

Equipe Técnica Responsável:

INPA/CPCA
Hiroshi Noda (Coord.)
Charles Roland Clement
Danilo Fernandes da Silva Filho
Francisco Manoares Machado

FUA/FCA
Sandra N. Noda

/PROEXT
Maria Dolores S. Braga

/FT
Elizabeth F. Cartaxo

USP/IEE
Roberto Zilles
Maria Cristina Fedrizzi

ULBRA/CEULM
Ayrton Urizzi Martins

DAS/MEB
Gleissimar Campelo da Silva

BOLSISTAS
Alcione Ribeiro de Azevedo
Maria Silvesnizia Paiva
Ronaldo de Lima Ramos
Lúcia Helena Martins